Jantar no Rusty&Co com Caio Soter exalta a riqueza do Vale do Jequitinhonha, no dia 13 de março

Caio Soter – Crédito Brejo.

Chef ainda acompanha Rusty Marcellini em excursão pela região entre os dias 14 e 19 de maio

 

No dia 13 de março, Caio Soter, do Pacato, leva as riquezas do Vale do Jequitinhonha a um jantar especial no espaço Rusty&Co, em Nova Lima. O local de experiências gastronômicas é assinado por Rusty Marcellini, pesquisador gastronômico que há mais de dez anos realiza excursões pelo Brasil e pelo mundo, explorando a culinária local. O próximo destino é a própria região homenageada no evento e já tem data marcada: entre os dias 14 e 19 de maio. A excursão será promovida pela dupla, Caio e Rusty, e é limitada a 20 pessoas.

 

No restaurante Pacato, Caio Soter criou dois menus em homenagem ao Vale do Jequitinhonha: “Do barro à lama” e “Da lama ao barro”. Para criá-los, por cinco meses, mapeou a região e catalogou ingredientes. Percorreu quase três mil quilômetros em 15 dias em uma viagem que partiu do Serro, cidade onde fica a nascente do Rio Jequitinhonha, e terminou em Montes Claros.

 

Jantar “Um dia no Jequitinhonha”

 

No evento em Nova Lima, Caio Soter exalta esses sabores mineiros em um menu de cinco tempos. A jornada começa com três aperitivos: suflado de mandioca com creme de requeijão moreno e bresaola de Montes Claros, ostra de frango com vinagrete de garapa e empadinha de porco com aioli de pequi.

 

Em seguida, três opções de pratos principais chegam à mesa. O surubim vem ao molho rio e terra com puxado de milho verde e pancs. A picanha de sol é acompanhadas por vinagrete de andu e bernaise de manteiga de garrafa. E, no último prato, o frango é assado com quibebe (purê de abóbora com quiabo).

 

Para fechar, a sobremesa mistura sabores tradicionais mineiros em um entremet de queijo cabacinha, doce de marmelo e bolo de banana com doce de leite fermentado. O jantar ainda pode ser acompanhado pelo vinho favorito do visitante, com a taxa de rolha gratuita.

 

Viagem Vale do Jequitinhonha

 

Caio Soter e Rusty Marcellini promovem uma jornada pela culinária local do Vale do Jequitinhonha em um roteiro por oito cidades da região. O percurso é bastante parecido com o feito por Caio para a criação dos menus degustação do Pacato. Saindo de Belo Horizonte, os viajantes poderão conhecer Diamantina, Mendanha, Campo Alegre, Araçuaí, Medina, Pedra Azul, Salinas e Montes Claros.

 

O roteiro tem pernoite em quatro cidades e passa por locais que permitem uma verdadeira imersão gastronômica, passeando por tradições, histórias e sabores. A dupla acompanha os visitantes em produções locais de cachaça, queijo, requeijão e carne de sol, em museus como o da Cachaça, em Salinas, pelo Ateliê da Associação dos artesãos de Campo Alegre, pela Queijaria de Araçuaí, pelo Café Soma, entre outros locais.

 

A ordem da programação poderá ser alterada, assim como as visitas, passeios, restaurantes e hotéis, por algum motivo operacional ou de força maior, estando sujeitos a alteração. Porém, a viagem oferece a garantia de categorias e serviços similares, sem nunca perder a qualidade e quantidade publicada no roteiro, com condições no mínimo iguais ou superiores.

 

Rusty Marcellini

Rusty Marcellini é comentarista de gastronomia da rádio CBN. Em seu trabalho de pesquisa gastronômica, já visitou todos os estados brasileiros. É autor de livros de gastronomia, realizador de documentários, foi comentarista do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, um dos jurados do reality Cozinheiros em Ação do canal GNT e apresentador do programa Trilhas do Sabor, na Rede Minas. Desde 2010, dá aulas de culinária e realiza excursões gastronômicas pelo Brasil e pelo mundo.

 

Chef Caio Soter

Nascido em Belo Horizonte, Caio Soter sempre teve uma ligação forte com o território e, consequentemente, com a cozinha mineira. Em 2017, fundou a Umami Steaks, marca pioneira em carnes dry aged em Minas Gerais. Neste mesmo ano trabalhou com chefs renomados como Felipe Rameh, Fred Trindade, Flávio Trombino e Felipe Galastro. Em 2019, assumiu a chefia do restaurante Alma Chef, também na capital mineira, onde desenvolveu um trabalho inspirado na culinária mineira tradicional feita com ingredientes regionais e, por esse trabalho, foi premiado como Chef revelação da cidade. Em 2020 participou da segunda edição do programa de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo e, em setembro do mesmo ano, assumiu a cozinha do restaurante O Jardim. O ano de 2021 marca sua carreira com a abertura de seu primeiro restaurante, O Pacato, e de sua consolidação não apenas como um grande cozinheiro, mas como formador de profissionais da cozinha e mentor de transições de carreira para a gastronomia.

 

Sobre o Pacato

Com dois anos de funcionamento, o Pacato consolida-se como um dos principais restaurantes de Belo Horizonte na cozinha mineira contemporânea. Este reconhecimento foi chancelado por diversos títulos como “Novidade do Ano”, pelo prêmio “Melhores do Ano 2022”, da Prazeres da Mesa, além de figurar em 21º na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil, pela Revista Casual Exame. Em 2024, o Pacato ainda passou a integrar a 50 Best Discovery, coleção digital que aponta os melhores destinos para experiências culinárias.

 

SERVIÇO

Um dia no Jequitinhonha

Data: 13 de março (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Rusty&Co

Av. Oscar Niemeyer, 132 – loja 04, mezanino

Vila da Serra – Nova Lima, MG

 

Reservas: WhatsApp (31) 3567-9108

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts